Sobre o Folding@home

O Folding@home é um projeto de investigação de doenças (como Alzheimer, Parkinson, Diabetes, várias formas de Cancro, HIV, Gripe, entre outras) por meio simulações feitas por computadores em todo o mundo, e foi fundado na Universidade de Stanford, na Califórnia (EUA) em 2000.

O estudo de doenças no projeto Folding@home é feito pela simulação do enrolamento de proteínas (protein folding em inglês), concepção computacional de medicamentos (computational drug design), e outros tipos de dinâmica molecular.
Devido à complexidade destes processos é necessário uma grande quantidade de poder computacional para conseguir fazer os cálculos necessários, e por isso o projecto recorre aos recursos doados por milhares de voluntários em todo o mundo.

Os resultados obtidos pelo Folding@home são revistos por pares, e publicados em revistas ciêntificas de renome, contando com mais de uma centena de artigos científicos desde a primeira publicação em 2001.

Qualquer pessoa pode voluntariar o seu computador e ajudar o Folding@home no estudo de doenças. Não é necessário qualquer conhecimento técnico ou ciêntifico, nem é necessário ocupar mais do que poucos minutos para instalar o software do Folding@home—todo o trabalho é feito pelo computador sem ser necessária qualquer interacção. Também é possível parar de ajudar o projecto a qualquer altura.
Convidamos a saber como começar a ajudar o Folding@home.

Para incentivar uma competição saudável entre os voluntários o projecto permite que os voluntários se identifiquem com um nome e se associem a uma equipa. Existem centenas de equipas diferentes, com diferentes âmbitos. A Portugal@Folding é a maior equipa de âmbito Português no projecto, tendo sido fundada em 2004.

As seguintes páginas oficiais sobre o projecto Folding@home, em inglês, podem ser consultadas para informação em mais detalhe: